7 lugares para acampar entre Bahia e Alagoas

 

Um dos estilos de hospedagem que vem aos poucos ganhando seu espaço dentro da região nordeste é a possibilidade de se hospedar em um camping. Em geral, são ambientes de uma energia positiva, onde apreço pela natureza, paz, tranquilidade, espírito de aventura e liberdade são valores cultuados entre os amantes do campismo. Para aqueles que passam pela região em sua trip ou expedição particular, listamos 7 excelentes pontos de parada onde o caravanista pode encontrar a paz e tranquilidade que precisa e acima de tudo poder aproveitar o que de melhor a região tem a oferecer.

RESERVA SAPIRANGA-BA

O camping da Reserva Sapiranga está situado no município Mata de São João-BA, mais especificamente na badalada Praia do Forte. Trata-se de uma região bastante visitada por turistas, com um potencial altamente voltado para o ecoturismo. Na região é possível visitar o único castelo feudal das américas, que por sinal é vizinho ao camping dentro da reserva ambiental Sapiranga. Por lá existe uma base do Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, praias com piscinas naturais, Vila da Praia do Forte, riacho e corredeiras.

Ruínas Castelo Garcia D’ávila
Reserva Sapiranga
Piscinas Naturais

 

TENDAL CAMPING VILA DIOGO-BA

Ainda no litoral norte da Bahia, o Tendal Camping está situado a apenas alguns minutos da Praia do Forte. O Camping fica na Vila Diogo, logo após a Imbassaí (sentido Salvador-Aracaju). O camping conta com uma excelente estrutura voltada para o conforto do campista: banheiros limpos, cozinha excelente e equipada, área para refeições bastante agradável e a excelente companhia do casal Roger e Rosana, que administram o lugar. Em Diogo, o campista tem boas opções para trilhas em áreas de restingas de mata atlântica, passeio por dunas,  visita a Cachoeira da Dona Zilda, e visita a foz do Rio Imbassaí. Confira abaixo o vídeo da nossa última visita ao Tendal:

 

Cacheira da Dona Zilda
Área para refeições no Tendal

 

CAMPING PARAÍSO LAGOA REDONDA-SE

Saindo de terras baianas e entrando em Sergipe, mais especificamente no litoral norte, é possível encontrar o pequeno povoado Lagoa Redonda, que faz parte do município de Pirambu-SE. A região embora não faça parte das rotas turísticas mais tradicionais e badaladas, possui suas belezas e encantos. O local de hospedagem é o Camping Paraíso Lagoa Redonda, que é cortado por um pequeno riacho onde é possível tomar banho. Uma vez na região, o turista tem muito a explorar: a lagoa azul é um atrativo, há também a mística lagoa da lucrécia, região das dunas, e cachoeira do roncador (para aqueles que gostam de trilhas longas).

riacho e dunas em Lagoa Redonda
Lagoa Azul
Lagoa da Lucrécia

 

CAMPING TRILHA DO MAR-AL

O Trilha do Mar está localizado na Praia do Francês, município de Marechal Deodoro-AL, apenas 30 minutos da capital Maceió. Como próprio nome sugere, o trilha do mar é um reduto para surfista, aventureiros, campistas e viajantes que passam pela região. O local possui excelente estrutura, contando inclusive com sinal wi-fi pra você poder dar aquela pesquisada sobre o que fazer na região. O Francês é um povoado com uma boa estrutura de bares, restaurantes, supermercados e etc, é portanto um excelente lugar para você reabastecer o armário de mantimentos do seu motor-home. Em frente ao camping, existe uma trilha ecológica que passa entre a restinga de mata atlântica e coqueirais, chegando na praia com ondas onde costuma acontecer campeonatos de surf. Entretanto, se quiser águas mais calmas, basta ir até a praia principal no povoado, onde existe uma imensa barreira de recifes que em maré baixa forma uma piscina natural gigante ideal para o banho de mar.

barreira de recifes. foto: trilha do mar
decoração para a festa de haloween no trilha do mar
área de montagem das barracas

 

CAMPING TRILHA DO VELHO CHICO-AL

Este é um local para quem busca aventura, e muita cultura. O Camping Trilha do Velho Chico fica às margens do saudoso Rio São Francisco, no município de Piranhas-AL. Trata-se de uma cidade histórica com seus casarões tombados pelo patrimônio histórico e suas famosas casinhas coloridas que ainda guardam a arquitetura do início do século passado. A região possui um eco-parque com uma trilha para gruta do angico, local onde ocorreu a última batalha entre o bando de Lampião e a polícia volante. Ainda é possível visitar e conhecer a hidrelétrica de Xingó, os Canyons do Rio São Francisco, o Museu Arqueológico de Xingó, Museu do Cangaço em Piranhas, e à noite participar de um tradicional forró e quadrilha que sempre acontece na praça principal da cidade.

Camping trilha do Velho Chico
hidrelétrica de xingó
vista do camping para o Rio São Francisco

CCB – SÃO MIGUEL DOS MILAGRES-AL

Ainda andando pelo litoral norte de Alagoas, na pequena cidade de São Miguel dos Milagres está o Camping Clube do Brasil (CCB-São Miguel). O Gil é um dos responsáveis por receber o campista e cuidar do lugar, que fica há pouquíssimos metros de uma série de piscinas naturais (em maré baixa). Na região, além de aproveitar as piscinas naturais praticamente privativas ao campista, é possível também visitar a foz do rio tatuamunha, que é um berçario do peixe-boi. As praias de Lages e Patacho, que já foram eleitas por revista especializada como uma das mais belas do país, e se encontram há apenas alguns minutos do local onde está o camping da CCB.

CCB São Miguel dos Milagres
foz do Rio Tatuamunha
foz do Rio Tatuamunha

 

CAMPING DO BACURAU-AL

O camping do bacurau está localizado na cidade de Japaratinga-AL, vizinho à irmã badala Maragogi (caribe brasileiro). O camping está situado há 60 metros do nível do mar, o que proporciona uma excelente visão do nascer do sol vindo das águas. O local possui ainda um lindo mirante, e uma casa da árvore com uma vista linda para o mar azul celeste do atlântico. É possível visitar as praias de barreiros, bitigui, Japaratinga, e há apenas 20 minutos está a cidade de Maragogi, onde você pode visitar as piscinas naturais que formam o maior aquário vivo e natural da América do Sul, com suas águas mornas e um estilo de mar bem caribenho.

vista para o mar no camping do bacurau
nascer do sol
vista da casa da árvore
vista do mirante do camping

 

CURTE O NOSSO TRABALHO? ENTÃO SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

 

Deixe uma resposta