Novidade: Camping promoverá curso de Astrofotografia

Localizado na cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros no estado Goiás, o Camping Pachamama promoverá nos dias 16 e 17 de junho um curso de astrofotografia voltado aos amantes da prática de tirar belas fotos dos astros no céu. O curso será ministrado pelo engenheiro mecânico Rafael Defavari, que trabalha no Laboratório Nacional de Luz Síncroton, e conta com um currículo de fotos publicadas na Nasa, BBC, Nat Geo, entre outros.

Foto: Rafael Defavari

Os apaixonados por campismo e astronomia terão a oportunidade de vivenciar trilhas, natureza, cachoeiras, Chapada dos Veadeiros, astronomia e ampliar conhecimentos, tudo em  dois dias e em um local só.

O principal objetivo do curso é demonstrar o processo de astrofotografia com a utilização de câmeras comuns, telescópios, e web cam; e é direcionado tanto para os iniciantes na atividade, como também para os que já tem algum conhecimento e querem aprimorar um pouco mais as práticas e técnicas. Cada participante deve levar seu equipamento e o melhor de tudo é que não é necessário nenhuma super câmera ou telescópio de última geração: um tripé e uma simples câmera fotográfica com a função manual para ajuste de tempo de exposição, abertura e ISO já são suficientes para você aprender a tirar fotos bacanas dos mundos “lá fora”.

Foto: Rafael Defavari

Caso o estudante não possua um equipamento com essas características básicas, não há problema algum em se inscrever no curso, pois o mesmo pode acompanhar perfeitamente a parte teórica e acompanhar a parte prática observando outros alunos e o professor.

Para se programar melhor, confere aí a Programação do Curso:

Local: Camping PachaMama – Chapada dos Veadeiros

Horários:
Dia 16 de junho (sexta)  – De 17:00 às 20:00 Aula Teórica – De 21:00 à 00:00 Aula Prática (total de 6hs/aula)

Rafael Defavari
Dia 17 de junho (sab.)    – De 15:00 às 18:00 Aula Teórica – De 20:00 à 23:00 Aula Prática (total de 6hs/aula)
Carga Horária Total: 12hs/aulas
Equipamentos necessários: Máquina Fotográfica com função manual e tripé.
Valores: R$ 299,00 por pessoa
*A hospedagem não está incluída no curso.
Existe a opção de se hospedar em Alto Paraíso ou acampar no Camping PachaMama. Nesse período nossa diária é R$ 50,00 por pessoa e é necessário ter o próprio equipamento de camping.

Aulas Teóricas
1. Introdução à Astrofotografia
2. Apresentação das técnicas e equipamentos mais utilizados;

Rafael Defavari

3. Identificacão e localização dos astros e objetos no céu a serem fotografados;
4. Explicação da influência da poluição luminosa na fotografia noturna, a importância da estabilidade da câmera e movimentação do céu;
5. Apresentação das técnicas para astrofotografia com câmeras convencionais e tripé fixo.
6. Apresentação das técnicas para astrofotografia planetária com telescópios e webcam;
7. Discussão mais avançada sobre equipamentos, astrofotografias de céu profundo.

 

Aulas Práticas 

Rafael Defavari

1. Aplicação de conceitos de fotografia noturna vistos no encontro teórico;
2. Captação de imagens do céu da chapada e da via láctea com as câmeras dos alunos (longa exposição com DSLR em tripé fixo);
3. Captação de imagens com uma plataforma equatorial de rastreamento – importância do rastreamento do céu em fotografias de longa exposição, como usar e alinhar uma montagem equatorial para rastreamento celeste.

4. Captação de imagens de saturno com telescópio e webcam.

Aula Pós Prática
Processamento, edição e tratamento do vídeo de saturno para transformar em foto. Apresentação e passo a passo com os softwares utilizados para o tratamento (pré e pós processamento) das fotos e vídeos planetários.

Para se inscrever, basta acessar o site do Camping Pachamama, e buscar a aba “Astrofotografia”, ou se preferir, clique Aqui.

 

CURTE NOSSO TRABALHO? ENTÃO SIGA-NOS NAS REDES SOCIAS
FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

http://

Deixe uma resposta