Conhecendo Japaratinga e Maragogi acampando

A cidade de Japaratinga-AL está localizada há 15 minutos ao sul da badalada Maragogi-AL. O município foi originado através de uma pequena colônia de pescadores que viviam na região, morando em pequenas barracas ao longo da praia e viviam da pesca e cultivo dos cerais. Durante muito tempo a pequena colônia ficou isolada, mas seu desenvolvimento se deu com a construção da rodovia AL 101, ligando a pequena vila de pescadores ao município vizinho de Porto das Pedras. Essa ligação abriu espaço para proprietários de terras adquirirem imóveis na região e passaram a se dedicar ao cultivo do coco. A igreja principal da cidade foi erguida pelos holandeses por volta de 300 anos atrás, e permanece com sua arquitetura original até os dias atuais.

A região é famosa mesmo é pelo seu mar de águas estilo caribenho e vastos coqueirais que embelezam ainda mais a vista do viajante. A praia principal fica na própria cidade, onde se encontra a sede administrativa do município, postos de saúde, escolas, pequenos supermercados, restaurantes, empresas de passeios turísticos e etc. É um local um pouco mais estruturado, mas em épocas de feriadão prolongado o local costuma ter um público maior que o de costume, não sendo muito indicado às vezes para pessoas que buscam um pouco mais de tranquilidade e sossego. Mas isso não é problema. Se o viajante deseja estar um pouco mais isolado, basta seguir em direção ao sul, em direção ao local onde pega a balsa para o município de Porto da Pedras. Durante este caminho é possível encontrar praias mais calmas, de águas azuis e cristalinas, uma variedade imensa de piscinas naturais, e restaurantes à beira mar que servem frutos do mar e outros pratos típicos da região.

Ao seguir um pouco mais ao sul, é possível encontrar belíssimas falésias, onde o turista pode solicitar e fazer passeios de brugues e conhecer um pouco mais os arredores da região. A próxima praia que vêm em seguida, logo após as falésias é a Praia de Bitingui, que é um pouco mais calma e possui várias casas de veraneio, águas sempre azuis e cristalinas, na temperatura ideal para o banho.

Praia de Biritingui

Uma outra praia que é possível aproveitar seguindo o mesmo sentido é a Praia de Barreiras de Boqueirão, que possui um visual igualmente apaixonante, com uma agradável estrutura de bares e restaurantes e o adicional de fontes de águas termais onde o viajante pode tomar aquele banho de água doce refrescante saindo diretamente dos lençóis da região.

Praia de Barreiras do Boqueirão

Como a cidade de Japaratinga é vizinha a irmã badalada Maragogi, não podíamos deixar de ir lá dar aquela conferida. A cidade de Maragogi encanta os turistas e visitantes que vêm de várias partes do mundo. A cidade possui uma orla marítima por onde se estende uma grande variedade de bares, restaurantes, empresas de turismo, escolas de mergulho, supermercados, e etc.

Mas o principal atrativo da região é mesmo as piscinas naturais, que ficam localizadas cerca de 30 minutos de catamarã mar a dentro. Quando a maré está baixa, é possível visitar as piscinas ao preço de 75 reais (em alta temporada) e passar cerca de duas horas se banhando nas águas cristalinas das piscinas, fazer mergulho e bater várias fotos com os peixinhos da região.

Orla Marítima em Maragogi
Piscinas Naturais
Piscinas Naturais em Maragogi

O CAMPING DO BACURAU

O Camping do Bacurau, localizado em Japaratinga, foi o local escolhido pelo nosso time para montar nossa casa andante. O lugar é por si só, uma atração turística à parte. O camping é administrado pela Janaína e o Batista Júnior, duas pessoas de coração gigante, super atenciosos, carismáticos e protetores da natureza! O local fica a 60 metros acima do nível do mar, cheio de árvores nativas, e uma deliciosa brisa que vem diretamente do oceano. Por estar em um local elevado, a vista é privilegiada, contemplando todo aquele “marzão” azul claro a nossa frente, e um belo nascer do sol que começa lá na ponta do oceano também é uma atração do camping.

É possível montar sua barraca com vista para o mar
Nascer do sol visto do camping
Visão da Casa da Árvore

Local muito bem cuidado e preservado, possui 4 banheiros em um prédio em formato que se assemelha a um cogumelo, cozinha para preparar pequenas refeições, estacionamento, uma linda orta, uma casa de árvore que serve como um mirante para vista do mar, um redário, área para fogueiras onde a turma costuma se reunir para tocar violão e fazer amizades. Confere aí mais algumas imagens:

Barraca montada com vista para o penhasco e o mar
Casa da Árvore
Rampa-Mirante com vista para o mar
Trilha por dentro do camping feita com garrafas pet recicladas
Pequena Orta do Camping do Bacurau
Área onde montamos as nossas barracas
Redário

Curte o nosso trabalho? então siga-nos nas redes sociais:

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

 

http://

Comments

Deixe uma resposta