Trilha de 180 km será inaugurada em Fevereiro

A Trilha Transcarioca será inaugurada no próximo dia 11 de Fevereiro. Trata-se de um jeito novo e diferente de conhecer a cidade do Rio de Janeiro por ângulos com os quais não estamos acostumados. O trajeto total é de aproximadamente 180 km, partindo da Barra de Guaratiba e chegada no Morro da Urca, onde fica o atrativo do bondinho do Pão de Açúcar.

Esta iniciativa é fruto da união das três esferas do poder público, com o objetivo de aumentar a integração  e o fortalecimento de áreas protegidas dentro do Rio de Janeiro e que são hoje, unidades de conservação. Ela havia sido inicialmente idealizada pelo diplomata Pedro da Cunha, em seu livro Trans Carioca: Todos os passos de um sonho, (2000), tomando como exemplo vários outros projetos de trilhas e trekking em outras cidades ao redor do mundo, como por exemplo Huella Andina (Argentina), Te Aroara Trail (Nova Zelândia), Appalachian Trail (EUA).

O trajeto pode ser concluído em sua totalidade (180 km), ou parcialmente, pelo visitante aventureiro que se propuser a desbravar as unidades de conservação uma a uma:

  • Parque Natural Municipal de Guarami
  • Parque Estadual da Pedra Branca
  • Parque Nacional da Tijuca
  • Parque Natural Municipal de Catacumba
  • Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca
  • Monumento Natural Municipal do Morros do Pão de Açúcar e da Urca

 

  O Mosaico Carioca, organização criada em 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, espera que a trilha venha a trazer um incremento na geração de emprego e renda, em conexão com os princípios norteadores da sustentabilidade, facilitando a através da conscientização a preservação de cada uma das unidades de conservação por onde o visitante irá passar. O Mosaico ainda espera que o uso e divulgação da trilha venha proporcionar melhorias ambientais para a cidade, como o esperado Corredor Florestal entre a Tijuca e a Pedra Branca, e a racionalização das unidades de conservação do próprio Mosaico Carioca.

Voluntários trabalhando na marcação da trilha

Além de tudo isso, a Transcarioca servirá como um modelo de conservação de mata atlântica e outros ecossistemas, servindo como uma espécie de laboratório vivo de ambientes como restingas, praias, manguezais, costa rochosa, floresta baixa, entre outros.

Confira abaixo imagens dos trechos que você encontrará pelo caminho:

Aqueduto na Estrada dos Teixeiras
Bom Retiro X Cova da Onça
Cova da Onça X Portão da Floresta
Primatas X Paineiras/Corcovado
Parque da Catacumba
Alto da Ladeira (Leme)
Vista Chinesa (Circuito Parque da Cidade)
Praia Vermelha x Morro da Urca

Ref: trilhatranscarioca.com.br

SIGA NOS NAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

Deixe uma resposta