Iniciando no Campismo

Quem já acampa sabe muito bem como é deliciosa a sensação de liberdade proporcionada pela atividade. Estar hoje aqui, e amanhã acolá, sempre levando consigo sua casa é umas das melhores a mais confortantes sensações que o campista pode experimentar. É uma experiência tão singular, que quando você retorna para sua casa a única coisa que consegue pensar é em planejar a sua próxima acampada.

Mas para quem nunca acampou, talvez dar o “primeiro passo” não seja algo tão simples e natural, e é justamente por conta desse receio do novo que muitas vezes faz com que nós, pessoas normais, travemos em alguma situações. Para ajudar um pouco nessa resolução de antigos paradigmas, vamos tentar explicar para vocês um pouco sobre a iniciação na prática do campismo.

Camping no Sertão com vista para o Rio São Francisco

O primeiro ponto a ser observado é saber escolher a “sua casa”. Escolher bem sua barraca é um ponto primordial para se ter boas experiências ao longo de sua jornada de campista. Algumas questões precisam ser respondidas por vocês mesmos: Quantas pessoas irão acampar? Qual o orçamento que tenho para comprar a barraca? A região onde vou acampar tem muitas chuvas e preciso de uma barraca mais resistente?
O Mercado possui vários modelos para as mais variadas situações. Modelos mais simples para uma ou duas pessoas costumam custar a partir de 40 reais, são indicados para situações de poucos dias, fim de semana, e costumam não ter forte resistência à chuvas. Existem modelos intermediários que proporcionam maior estabilidade e durabilidade, maior conforto para acampadas mais longas e situações um pouco mais extremas. Para aprender a escolher bem sua barraca, acesse nosso artigo específico sobre o assunto.

http://

A atividade de campismo costuma ser de grande conexão social. Dentro do ambiente do camping você irá encontrar e conviver com pessoas de todos os lugares, e para que sua experiência seja interessante é preciso que você conheça um pouco daquilo que é essa atmosfera.
O ambiente em um camping costuma ser bastante democrático. Lá você vai encontrar ricos e pobres, empregados e viajantes andarilhos, pedreiros e doutores. Quem adota o campismo como atividade de turismo, lazer e filosofia de vida, o faz não por conta de suas condições sociais, mas sim pelo amor a natureza, para estar mais próximo a ela e a pessoas que tem esse mesmo sentimento em comum. Entender isso é importante, pois você pode ter certeza que não importa se você vai chegar no camping de motor home, barraca de teto, ou uma barraquinha simples para duas pessoas. Neste ambiente todos somos iguais e temos o apreço pela natureza, a vontade de viajar e fazer novas amizades como os nossos maiores guias.
É importante também você saber que pousadas e campings possuem uma estrutura básica para oferecer ao seus visitantes, com isso você também pode ter a certeza que apesar de estar longe de casa, não estará na mão no que diz respeito às suas necessidades básicas de conforto.

Amigos reunidos em camping em Lagoa Redonda-SE

Nosso país é cheio de lugares magníficos e belezas naturais que muitas vezes não fazem parte do cenário turístico tradicional. Acreditamos que vale a pena explorá-los com a sua barraca mochilando por esse Brasilzão à fora. Existem vários lugares interessantes e pessoas diferentes pra se conhecer. Praias paradisíacas, trilhas, florestas, cachoeiras e até castelos fazem parte deste cardápio. O aprendizado de experiências desse tipo quase sempre é libertador e muda a maneira como enxergamos e vivemos a vida. Na seção Trips você pode conhecer um pouco dos lugares por onde nossa equipe passou e aprender um pouquinho sobre cada um deles, lugares onde montar sua barraca, pontos de visitação, cachoeiras, trilhas e muito mais. Nosso acervo ainda é modesto mas há espaço para crescer mais, e logo estaremos compartilhando com vocês um pouco mais de cada uma de nossas aventuras.

Os custos de uma viagem acampando são sempre menores (confira aqui um exemplo) e isso pode permitir que você viaje muito mais e tenha um aproveitamento muito melhor e mais saboroso de sua Trip. No mais, é colocar sua barraca e mochila nas costas e desbravar esse país em sua própria expedição particular! Boa Acampada!

Nota: Importante conferir esse Check List  quando for acampar, do nosso parceiro, o site O Campista.

SIGA NOS NAS REDES SOCIAS

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM







 

Deixe uma resposta