Escolhendo sua barraca

Ao se iniciar na prática do campismo, é comum que algumas dúvidas apareçam em relação aos equipamentos a serem utilizados que venham dar maior suporte e conforto à sua experiência. Escolher bem sua barraca é importante para evitar possíveis descontentamentos ou frustrações enquanto estiver acampando, e fazer a sua estadia confortável o suficiente pra você querer repetir todo feriadão e fim de semana. Assim como pesquisamos as características, pós e contras de um computador novo que queremos adquirir, comprar uma barraca para praticar o campismo também deve ser um compra criteriosa, pesquisada e estudada em vários detalhes que variam do perfil para perfil.

Entretanto, existem alguns pontos principais que devem ser observados e que de certa forma são unânimes entre os campistas, características que você deve observar e se questionar, pesquisar e experimentar antes de você se decidir qual barraca será sua companheira de aventura nos próximos anos.  Aqui estão alguns deles:

 

  • Tamanho da Barraca
Nautika Indy 5/6 Pessoas

Trata-se de um ponto importante a se observar, uma vez que a sensação de conforto está diretamente relacionada com o espaço que você terá dentro de sua tenda. Ela não pode ser pequena demais a ponto que seus pertences como roupas, mochilas, acessórios e etc comecem a competir por espaço com você dentro da barraca, ao passo que, não pode ser
exageradamente grande a tal ponto que o número de campistas dentro dela tenham um trabalho desgastante para montá-la e colocá-la de pé. A primeira questão a se perguntar é com quantas pessoas eu irei acampar? sozinho? casal? vou com a família?

A maioria das fabricantes costumam classificar o espaço de suas tendas com o número de pessoas deitadas que caberiam 5091728_11ggdentro dela. Sendo assim, elas seriam classificadas como barracas para 2 pessoas, 3 pessoas, 4 pessoas e assim por diante. O Aconselhável é que você opte por uma barraca que tenha um espaço maior que a quantidade de pessoas. Por exemplo,
eu costumo acampar com minha esposa, utilizamos na maioria de nossas acampadas a barraca Nautika Indy para 6 pessoas, sendo assim, é uma barraca que conseguimos montar juntos e tem dentro dela um espaço legal para nosso colchão de casal e nossos pertences, mochilas, caixa térmica, malas e etc.  Já testamos até a barraca em um acampamento com 5 pessoas e dormimos todos juntos confortavelmente. Se você vai acampar em casal, aconselhamos pelo menos uma barraca para 4 pessoas, e a partir daí você pode ir avaliando up grades e necessidades futuras.

http://

  • Aparência da Barraca Montada

Nós campistas também somos vaidosos, porque não? É sempre importante você ver o visual da barraca montada. A visão

Vista da Janela da barraca
Vista da Janela da barraca

externa, locais de janelas e áreas de ventilação, compartimentos, etc. A grande maioria das lojas de camping e aventura costumam exibir exemplares montados em suas vitrines. Peça para dar uma olhada, ver como ela é por dentro para ter a sensação palpável de tamanho e de estética. Se estiver comprando pela internet, procure ver fotografias, analisar medidas, ver vídeos e reviews em sites especialistas, isso pode ajudar a melhorar e muito a ideia que você terá de sua possível futura barraca.

 

 

  • Impermeabilidade

Este é um ponto que jamais pode ser deixado passar em branco: A capacidade de sua barraca de resistir à chuvas. Certa vez, acampei com alguns amigos na Praia do Forte-BA, na ocasião acabamos indo com barracas que possuíam impermeabilidade muito baixa e com a chuva forte que caia na região, acabou alagando dentro da barraca e o resultado foi que não conseguimos dormir direito durante os 4 dias que passamos por lá, neste dia, sentimos na pele a necessidade de barracas com tecido mais resistente.

Os fabricantes costumam classificar a impermeabilidade das barracas com base na coluna d’água que ela pode resistir. se sua candidata a barraca possui resistência a coluna d’água inferior a 700 mm, você já sabe que deve evitar chuvas. Aconselhamos o mínimo de 1000 mm para poder estar precavido contra aquela chuva que às vezes aparece de supetão. Acesse nosso artigo sobre Impermeabilidade e entenda um pouco mais sobre o assunto.

  • Qual a finalidade de suas aventuras?

Neste quesito, você precisa responder algumas perguntas a si mesmo. Como será o uso de sua barraca?

Se inicialmente você pretende passar férias com a família, é interessante barracas maiores e mais estruturadas. Geralmente são indicadas quando você vai passar um tempo maior no camping (3 dias em diante), e por conta disso é interessante que sua casa andante possua uma melhor estrutura, divisão, compartimentos, etc. Essas barracas costumam ser um pouco mais trabalhosas na sua montagem, porém oferecem grande conforto. A grande maioria delas possuem bolsos costurados em seu interior que podem ser usados como porta objetos para guardar óculos, carteiras, chaves e similares.

Barraca pequena mas prática, ideal para aventuras mais dinâmicas

Mas se você pretende uma aventura mais dinâmica, estilo backpacker,: dois dias em um lugar, um dia em outro, mais dois dias em um terceiro local e assim por diante; você precisará de algo mais prático que acompanhe esse dinamismo. Precisa ser uma barraca prática na montagem, fácil de carregar, evitando assim maiores transtornos em cada parada.

  • Ventilação

Geralmente todas as barracas costumam ter uma área de ventilação. Entretanto, em alguns modelos esta área é mal localizada ou insuficiente. Então o primeiro ponto a ser observado são as regiões onde você provavelmente vai acampar, observe fatores como clima, sensação térmica e até mesmo as variações de temperatura entre períodos de dia e noite. Se o clima de sua região é quente e seco, você precisar de uma barraca bem ventilada, modelos que tenham janelas maiores

Janela no fundo da Barraca Luna Mor 6. Foto: Macamp
Janela no fundo da Barraca Luna Mor 6. Foto: Macamp

(com rede contra inseto) para permitir uma circulação de ar melhor e evitar aquela sensação de abafado. Nossa equipe já acampou em regiões quentes usando uma barraca Luna Mor 6, modelo com baixa impermeabilidade mas que possui uma janela grande na parte do fundo do interior da barraca que facilita a circulação no interior da mesma. Em caso de frio, você pode fechar essa janela através do ziper deixando o local mais quente e aconchegante. É aconselhável o uso de outros utensílios como cobertores, sacos de dormir, etc, no caso em que mesmo fechando as janelas o frio permaneça. Vale ressaltar que mesmo em clima frio, é desaconselhável fechar aqueles pequenos furos de ventilação que vêm nas paredes da barraca. Eles são canais por onde o ar entra dentro da barraca renovando o ar dentro do ambiente interno, possuindo assim função diferente das janelas, que podem ser fechadas de acordo com a intenção do campista.

Agora você já sabe o que deve observar na hora de adquirir sua barraca, mãos á obra e boa escolha!

SIGA NOS NAS REDES SOCIAS

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

Comments

Deixe uma resposta