Conhecendo a estrutura básica de campings

Uma das grandes barreiras mentais que impedem as pessoas de iniciarem na prática do campismo é por achar que, ao se hospedarem em campings, irão deixar de lado a questão do conforto. Isso não passa de um mero engano. Dentro desses ambientes é muito mais que possível obter diversão e conforto ao mesmo tempo, em conexão com a natureza e fazendo amizades ao interagir com outros campistas.

Pra desfazer esse mal entendido, o Acampe Brasil vai explicar pra você um pouco da estrutura básica que podemos encontrar nos campings Brasil à fora.

Começamos explicando que as características dos campings são as mais variadas possíveis. Os mais sofisticados possuem uma estrutura semelhante a clubes. Porém existem aqueles mais simples que colocam a disposição do campista o necessário para atender suas necessidades básicas e de conforto, mas nem por isso ficam atrás daqueles mais badalados quando o pré-requisito é diversão e lazer.

Talvez as primeiras perguntas que o iniciante faça a si mesmo são: Como farei para ir ao banheiro? Como farei para tomar banho? Pois então: Todos os ambientes oferecem banheiros para uso do campista, tenha isto como uma verdade universal no mundo dos campings, trata-se do básico que se pode esperar e os proprietários cumprem bem este quesito. Os

Área da Cozinha e Banheiros ao fundo, Camping Lumiar
Área da Cozinha e Banheiros ao fundo. Camping Lumiar

banheiros são coletivos e costumam estar situados próximos a área onde são montadas as barracas, alguns dos quais possuem vários chuveiros e às vezes até banho quente. Recentemente, nosso grupo visitou o Camping Lumiar, na Chapada Diamantina. Observamos que a área do banheiro teve um verdadeiro up-grade em comparação à nossa primeira visita em 2013. O número de chuveiros para banhos praticamente havia duplicado, além do que fora construída uma nova cozinha totalmente equipada. Ainda em relação aos banheiros, funcionários sempre ficam responsáveis pela limpeza do local, mas é claro que nós também fazemos nossa parte para que o ambiente se mantenha agradável como um todo.

O campista também pode contar com rede elétrica, que pode ser 220 ou 110 volts, a depender do estado que se visita.

Exemplo de
Exemplo de “Ponto de Luz” no Camping Fruta do Coco.

Geralmente na área onde as barracas são montadas existem os “pontos de luz”, que costumam ser pequenos postes equipados com uma lâmpada para a iluminação dos arredores da tenda, basta o iniciante escolher um desses pontos de luz e montar sua barraca neste arredores para se obter um maior conforto. Esses pontos costumam vir equipados com tomadas, que podem ser utilizadas  para carregar dispositivos como celulares, tablets ou notebooks, ou se preferir, servem para usar aparelhos dentro de suas barracas como ventiladores, rádios, TV’s, e similares, para isto basta que o campista leve consigo uma pequena “extensão” para se fazer  uma conexão entre o ponto de luz e a sua própria barraca, levando energia elétrica para dentro dela.

Outro quesito básico que todos os estabelecimentos possuem é a cozinha. Esta área costuma ser equipada com o essencial para o uso do campista: Fogão, geladeira, panelas, talheres, bebedouros, alguns possuem microondas, sanduicheira, cafeteira, etc. Este ambiente costuma ter uma atmosfera bastante legal, uma vez que é lá que os campistas costumam fazer suas refeiçoes juntos, conversar, aprender, conhecer pessoas de todos os cantos e ter aquele bate-papo legal com outros visitantes do local. Todo os equipamentos e utensílios que ali se encontram são de uso livre, entretanto, a manutenção e limpeza do lugar costuma ficar a cargo do campista, ou seja, sujou tem que lavar; mas sejamos sinceros, não há mal algum lavar os pratos os quais nós mesmos estamos usando, e as panelas com as quais nós mesmos estamos cozinhando.

Cozinha do Camping Trilha do Mar, Praia do Francês-AL
Cozinha do Camping Trilha do Mar, Praia do Francês-AL
Banheiros com banho quente e frio. Camping Trilha do Mar, Praia do Francês-AL
Banheiros com banho quente e frio. Camping Trilha do Mar, Praia do Francês-AL

Outro ponto que vale a pena ressaltar é a lavanderia. Alguns viajantes cruzam o país e costumam necessitar de descansos

Cozinha do Camping do Bacurau. Japaratinga-AL
Cozinha do Camping do Bacurau. Japaratinga-AL

mais longos, outras pessoas passam vários dias durante suas férias no camping, e por conta disso é essencial o uso desse espaço para lavar suas roupas. Em alguns locais é possível até encontrar máquinas de lavar ou “tanquinho” disponíveis.

Há ainda a cantina, ou pequenas lanchonetes que oferecem lanches básicos, e a depender da época do ano podem até oferecer almoço com base no fluxo de campistas no local. Além de estacionamentos que são praticamente uma regra pata todos.

Esta é em resumo, a estrutura básica que você provavelmente vai encontrar na grande maioria dos campings espalhados pelo Brasil. Desde os mais sofisticados aos mais simples possuem estas áreas em comum, além de um excelente atendimento como característica.

Vale ressaltar, porém, que alguns campings também possuem uma estrutura muito similar a clube-campo, oferecendo área de piscina, quadra, campos de futebol, salão de jogos e atividades esportivas como tirolesa e etc. O Lagoa Mar foi recentemente eleito por indicação de campistas recentemente como o melhor camping do Brasil. para o turista, acampar no Lagoa Mar é desfrutar de toda essa estrutura de apoio e ao mesmo tempo estar a apenas alguns metros de uma praia praticamente particular.

Violão e Música. Foto: Camping Lagoa Mar
Violão e Música. Foto: Camping Lagoa Mar
Área de práticas esportivas. Foto: Camping Lagoa Mar
Área de práticas esportivas. Foto: Camping Lagoa Mar
Imagens área do Lagoa Mar
Imagens área do Lagoa Mar. Foto: Camping Lagoa Mar

Entender um pouco o funcionamento e a estrutura desses lugares, ajuda-nos a romper antigos paradigmas. É possível sim a prática do campismo como atividade turística, lazer e filosofia de vida, sem necessariamente deixar de lado o conforto, a segurança, e a sensação de preenchimento de necessidades básicas.  As estruturas desses lugares podem variar muito, mas as necessidades básicas e o bom atendimento, a presteza e as amizades são praticamente regras universais nesses ambientes.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta