A flexibilidade dos Campers

Para quem ainda não conhece, o camper é um módulo que possui os mais variados recursos internos que um motor-home simples ou trailler possui: Cama, banheiro, pia, cozinha e etc. Porém este módulo usualmente é acoplado na caçamba de pick ups ou veículos semelhantes, dando uma maior mobilidade e conforto ao viajante campista, podendo ser desacoplado do veículo assim que se chegar ao seu destino, deixando o veículo novamente livre para explorar a área ou os pontos turísticos da região em que se encontra.

Camper Duaron
Camper Duaron

Existem vários tipos de campers, e geralmente eles se diferenciam pelas características como tamanho, modelo e compatibilidade com os veículos. O preço de mercado pode variar muito. Alguns modelos chegam a custar até 100 mil reais, porém, para quem deseja iniciar nessa aventura e prefere economizar um pouco mais de início, existem alguns modelos mais simples e usados com excelente estado de conservação que custam nas casas dos 20 mil ou até menos. Em uma breve busca em classificados, encontramos modelos com 4 macacos hidráulicos (para desacoplar da caçamba da caminhonete), iluminação externa, pia, fogão, armários, cama de casal, geladeira, caixa d’água de 80 litros, bomba, e bateria exclusiva de 80 amperes, na cifra dos 13 mil.

Uma dúvida bastante comum entre aqueles que pretendem comprar um camper é a questão da exigência da CNH. Em grande maioria, você não necessita de categoria especial para guiar um veículo com este módulo acoplado, sendo necessário somente a categoria “B”. Mas em alguns veículos mais pesados e modernos pode haver alguma exigência por conta da quantidade de passageiros ou o peso geral do conjunto, sendo importante estar atento a legislação para evitar surpresas.

Aos que desejam adquirir um camper, aí vai uma dica: Antes de tudo, hospede-se em um. Alguns campings no Brasil, costumam oferecer aluguéis de campers, outros já oferecem a própria hospedagem propriamente dita como serviço alternativo às barracas. Assim, é possível testar o conforto que este módulo possui, sem precisar daquele clássico distanciamento da natureza que os quartos de hóteis têm. Ele geralmente possui uma cama de casal, cozinha, geladeira, banheiro e caixa de água potável sustentada por bombas à bateria.

A priori, poucas adaptações necessitam ser feitas ao veículo para o perfeito encaixe ao módulo. O proprietário precisa estar atento e ciente que está carregando uma carga de mais de 500 kg em sua caminhonete, portanto, a depender do seu veículo, seria interessante dar um reforço extra à suspensão para aumentar a vida útil da mesma, e dar um maior conforto e dirigibilidade a todo o conjunto. Se o seu modelo for antigo, é necessário fazer uma sincronização das luzes de alerta do veículo com as do camper, algo simples e barato que qualquer mecânico eletricista pode fazer. É importante também estar atento à questão da calibragem dos pneus solicitada pelo fabricante.

Feito todas a manutenções e cuidados, é hora só de pegar a estrada!

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK, TWITTER E INSTAGRAM

 

Comments

  1. Anderson Vian

    olá, como fica a legislação do camper para viagens internacionais, por ex, eu poderia comprar um de fabricação argentina e rodar no Brasil e ir até os EUA?

  2. Anderson Vian

    Outra pergunta, vc citou no texto que em classificados se encontra campers até 20 mil, eu virei a internet e não achei nada a não ser a Duaron, e são o rim esquerdo. Poderia indicar onde encontrar campers usados?

Deixe uma resposta